quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Capa da Revista da Semana sobre a Revolta da Vacina, outubro 1904

De volta ao passado

Estou cursando o 2° ano do ensino médio. Meu professor de História pediu que eu fizesse um trabalho sobre algum acontecimento da República Velha. Aproveitando da situação, lembrei que meu pai é cientista e que ele havia criado uma máquina do tempo, possibilitando minha ida ao passado.
A via foi rápida e quando me dei por conta estava em uma favela no Rio de Janeiro. Não tinha saneamento básico e várias pessoas estavam descalças. Nessa época o Rio de Janeiro passara por várias epidemias diferentes, entre elas a varíola. Com isso, o presidente Rodrigues Alves colocou a disposição do prefeito Pereira Passos importantes urbanistas e sanitaristas, um deles Osvaldo Cruz, chefe da Saúde.
Quando o governo decretou a lei obrigando as pessoas a se vacinarem começou a polêmica. Discutiam se a vacina era maléfica ou benéfica. Isso causou pânico, o que levou as pessoas as revoltarem e irem contra esta lei.
Esse movimento ficou conhecido como Revolta da Vacina. Os opositores aproveitaram da situação para que desencadeasse um golpe de estado. Eu estava na favela onde as pessoas indignadas montavam barreiras para enfrentar os policiais armados.
A obrigatoriedade da vacina era tida pela população como uma afronta ao direito da liberdade de escolha. Eu estava perto da escola militar da Praia Vermelha quando Rodrigues Alves, vendo que a rebelião era intensa, mandou bombardear a população, em seguida decretou o estado de sítio para conter a repressão popular. Depois da explosão, os militares começaram a entrar na favela para prenderem os suspeitos de terem participado da revolta.
Todos os condenados cumpriram degredo no território (atual estado) do Acre. Eu voltei para casa com novas idéias para meu trabalho e cheia de novidades e expectativas.

Magda Santos Oliveira - Turma 210


Concurso Panorama Histórico Brasileiro

Inaugurando o nosso Blog, aproveitaremos este espaço para divulgarmos alguns trabalhos realizados para o concurso "Olhar Jovem sobre o Panorama Histórico Brasileiro" 2009, promovido pelo Intituto Unibanco em parceria com o Itaú Cultural.
Neste concurso os alunos escreveram belas narrativas como se estivessem presentes em um momento específico da República Velha brasileira. As máquinas do tempo tiveram trabalho nestes últimos dias. Elas levaram os nosso amigos em diversas aventuras pelos sertões, mares e cidades do início da nossa primeira República.
Foram "tantas emoções"...
Alguns conheceram o beato Antônio Conselheiro, outros tomaram café com Maria Bonita e o grupo de cangaceiros de Lampião. Tiveram aqueles que participaram da Semana da Arte Moderna, sendo que um até tocou ao lado De Heitor Villa-Lobos, outros passaram maus bocados na famigerada Revolta da Vacina.
Enfim, as produções textuais foram do fantástico ao realismo, do drama a comédia, descortinando episódios importantíssimos de nossa peculiar história...

Bem vindos!

Olá meus queridos arquitetos da história!
Este blog foi elaborado com o objetivo de divulgar os trabalhos de História dos alunos da Escola Estadual Presidente Dutra - Belo Horizonte/MG.
Aqui encontraremos produções textuais das mais diversas como poemas, redações, trabalhos científicos, etc. O espaço também se destina a abrigar formatos de áudio e vídeo elaborados em minha disciplina. Ou seja, este suporte multimídia contribuirá na divulgação dos excelentes trabalhos que são produzidos em sala de aula e que em muitos casos são lançados no lixo. Neste sentido, os "trabalhinhos escolares" deixarão de ser entendidos simplesmente como um recurso na obtenção de notas para se tornarem produtos culturais que merecem destaque na contrução do conhecimento intelectual e estético dos alunos.
Sucesso para todos nesta instigante viagem pelas Trilhas da História!
Um abraço carinhoso,
Professor Juliano Nogueira